A realidade do guarda municipal em São Miguel dos Campos

A realidade do guarda municipal em São Miguel dos Campos

A nossa luta a frente da Associação dos Guardas Municipais de São Miguel dos Campos continua, não estar sendo uma tarefa fácil, mais logo no nosso primeiro mandato e com o apoio da grande massa da nossa corporação, conseguimos conquistar o nosso 25% de risco de vida ,com a Lei nº1.343, de 16 de março de 2012 e meses mais tarde,em abril/2013 veio o decênio, beneficiando a 40 guardas municipais do primeiro concurso de 2001.
Não nos acomodamos um só minuto, pois temos uma Associação forte e com suas convicções já formadas, procuramos escutar a todos, sabemos que não agradaremos 100% da nossa corporação, virão às criticas com certeza, mais torcemos que, quem as fizer,tenha a humildade de nos dar o caminho das soluções, esta é a critica construtiva,e não criticar por criticar, assim fica fácil parceiro.
Ontem foi postado no nosso BLOGGER www.agmsmc.com a nossa escala de ( 24x96 ),aproveito para oferecer esta nova conquista, e coroar de vez a nossa luta a frente da AGM-SMC, a todos os guardas municipais que não precisam mostrar mais serviço pra ninguém, pois damos apoio aos ônibus de estudantes, predemos traficantes, fazemos ronda da paz, para dar a população um sensação de segurança, quando o carro do leite (Complexo 1 ) quebrou, o guarda foi quem deu o suporte em nossa viatura e no translado do leite, trabalhamos no apoio dos moradores em época de cheia do rio São Miguel, carregando colchões, moveis e ate mesmo carregando no colo os moradores idosos sem condições de se locomover, fazemos socorro a acidentados, somos chamados para buscar o dependente químico e o doente mental ,que estar quebrando tudo em casa ou até mesmo tentando matar sua família ou populares,conduzimos os estudantes do município até o seu destino quando a van quebra e somos solicitados.05:00 hs da manhã nos deslocamos a praça de Eventos, para fazermos a segurança da área.Somos chamados por diretor de escola para darmos a sensação de segurança a mesma, pois a presença de delinquentes e usuários de entorpecentes é constante na área.Já fomos chamados para dar o apoio no cemitério ,quando há uma grande aglomeração para se manter a ordem.Postos como a GARAGEM ,GINÁSIO e RODOVIÁRIA sem o mínimo de condição para o Gm oferecer seu TRABALHO, partindo do principio básico de segurança, “ PARA SE DAR SEGURANÇA É PRECISO TER SEGURANÇA “, e muitas vezes só ouvimos criticas de pessoas que podem fazer a diferença para melhorar esta atual realidade, ensombrando o nosso grande papel no cenário miguelensse.
O que nos falta para dar-nos uma melhor condição de trabalho, para que ofereçamos um serviço aos munícipes de melhor qualidade?
Assinado: Gm Wellington Jorge de Oliveira Mat. 6654
Presidente da AGM-SMC
Escala de Setembro

Escala de Setembro

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana de São Miguel dos Campos, vem informar, através do blog da Associação dos Guardas Municipais de São Miguel dos Campos, a escala do mês de setembro, com o novo horário de 24x96, para todos os guardas municipais, com exceção do centro de informática, Bandeijão e PSF Bela Vista que funcionaram em horário comercial.   
        
A Secretaria Municipal de Segurança Urbana também informa que a nova escala é para atender uma solicitar da AGM-SMC para que os Guardas Municipais não ultrapasse a carga horária estipulada do concurso público de 40 horas semanais, dessa forma, as escalas atuais, incluído o final de semana, passam a não existir no mês de setembro, ficando somente a escala de 24x96 e dos postos acima citados. Lembrando que o acordo entre a Associação segue alguns tópicos discutido em reunião no último dia 16:

§  Hora de chegada e termino do plantão de 07:00h da manhã até às 07:00h do dia subsequente;
§  30 (trinta) minutos de tolerância para o início do plantão, após esse período, o guarda municipal estará na falta;
§  Não será permitido o termino do plantão sem o rendimento do guarda subsequente;
§   Faltas constantes e sem justificativa serão encaminhadas a corregedoria da Guarda Municipal;
§  01(uma) Falta será computada como 05 dias de serviço;
§  Não será permitida a troca de plantão(serviço) sem autorização da Secretaria Municipal de Segurança Urbana;
§  O guarda municipal não escolherá posto de serviço e nem dia de plantão, o que será definido pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana;
§  A troca de dia de serviço ou posto de serviço será permitida mediante permuta, acordo entre os próprios guardas municipais, o qual deverá ser autorizado pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana;
§  Fica estabelecida uma escala extraordinária e obrigatória, compensatória do déficit da carga horária dos plantões. A falta, a referida escala extraordinária,  também será computada com 05(cinco) dias de faltas. Esse déficit ocorrerá em meses que o GM fizer 06 plantões/mensal.
§  Fica proibido a troca de Plantão, envolvendo o Guarda Municipal de férias.




Nova escala - Termo de Compromisso

Nova escala - Termo de Compromisso


INFORMATIVO 08/2013-1

AGM-SMC  - Associação dos Guardas Municipais de São Miguel dos Campos

 

1º - Foi  concluída  ontem  100% da nossa nova escala de serviço de 24 (vinte e quatro) horas trabalhada  por  96 (noventa e seis) horas de descanso .

2º - Será  publicada em nosso BLOGGER  www.agmsmc.com  , no E-mail’s de vocês no dia 22 do corrente mês ( quinta-feira) no segundo horário.

3º - Será também divulgado o teor do  “ TERMO DE COMPROMISSO “  proposto por nossa secretaria  ref. a  mudança de escala, que volto a dize, que nada foi assinado ainda sem  o autorização dos componentes da nossa corporação. ( leiam com atenção e forme sua opinião)

4º - Inicio (implantação ) desta mudança, dia 01 (primeiro) de agosto de 2013.

 

À Diretoria da AGM-SMC
INFORMATIVO 08/2013-1
Uma realidade 24  x  96 horas de repuso

Uma realidade 24 x 96 horas de repuso


Associação  forte conquista
 e garante direitos.
 
A história da luta dos Guardas Civis Municipais de São Miguel dos Campos  e da Associação dos Guardas do município acima citado – AGM-SMC  é rica pois foi marcada por
vitórias e por momentos de enormes dificuldades.
O saldo é positivo,porém os benefícios não caíram do céu .
São conquistas decorrentes dos grandes confrontos travados pela  associação .Por pressão dos garantidores da ordem publica e da associação , estas conquistas vem se tornando realidade.  JORNADA  DE 24    x   96 horas de repouso, já é uma realidade, ficando sua implantação pra 01 de setembro de 2013.
Assembleia Geral - Mudança de escala de serviço

Assembleia Geral - Mudança de escala de serviço


C O N V O C A Ç Ã O

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA REALIZAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA.

Ficam os Senhores Guardas Civis Municipais  do município de São Miguel dos Campos convocados, na forma do seu Estatuto Social, para se reunirem em Assembleia Geral Extraordinária, em continuação, que será realizada no dia 16 de agosto de 2013, às 08h:30 min em primeira convocação; e caso não seja atingindo o quórum necessário, será realizada às 09h:00min em segunda convocação na Secretaria Municipal de Segurança Urbana - SMSU , com a seguinte Ordem do Dia: 

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA:

1. Horas Extras.
2. Mudança da nossa escala de serviço.
3. PCCs


Veremos o que será  aprovado na assembleia realizada em 16 de agosto de 2013, a fim de melhor atender aos interesses da  nossa  corporação .




À diretoria  da AGM-SMC
Guarda Civil Municipal a 3ª força de Segurança no país

Guarda Civil Municipal a 3ª força de Segurança no país



PESQUISA IBOPE APONTA QUE A GUARDA MUNICIPAL É A TERCEIRA FORÇA NA QUESTÃO DA SEGURANÇA PÚBLICA NO PAÍS

 




PESQUISA IBOPE APONTA QUE A GUARDA MUNICIPAL É A TERCEIRA FORÇA NA QUESTÃO DA SEGURANÇA PÚBLICA NO PAÍS
PESQUISA CNI-IBOPE RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA: SEGURANÇA PÚBLICA OUTUBRO 2011
No que diz respeito à eficiência das instituições públicas responsáveis direta ou indiretamente pela questão de segurança no país, há um claro reconhecimento do trabalho das Forças Armadas, Polícia Federal e das Guardas Municipais, no outro extremo, uma alta insatisfação com o Congresso Nacional e o Poder Judiciário.
Apenas no caso das Forças Armadas e da Polícia Federal mais da metade dos entrevistados, que externaram sua opinião consideram as instituições “ótima” ou “boa”: 63% e 60%, respectivamente. logo em seguida vem a Guarda Municipal, na terceira posição, com 42%, à frente da Policia Civil (35%) e a Policia Militar (34%) 6º e 7º colocados respectivamente. No caso do Congresso Nacional, esse percentual cai para 23%, alcançando 30% para o Poder Judiciário e os agentes penitenciários.
Os percentuais foram recalculados, excluindo-se as opções “não se aplica”, “não sabe”, “não conhece” e aqueles que não responderam.
veja íntegra da pesquisa clicando no link abaixo:

http://www.ibope.com.br/download/111019_cni_seguranca.pdf
Pagamento do salário de Julho/2013

Pagamento do salário de Julho/2013


MENSAGEM DE D. ISA MAGALHÃES                                                                    -  SECRETARIA DE FINANÇAS DA PREFEITURA DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS

Para: O Presidente da AGM-SMC – Associação dos Guardas Municipais de São Miguel  dos Campos – O Gm Wellington ( Primo )

 

 

Data: 04/08/2013

Hora:  18h52min Hs

“CONFIRMO QUE A FOLHA DE PAGAMENTO DA GUARDA VAI ESTAR NA CONTA DE VCS NA TERÇA ( 06/08/2013 ) LOGO CEDO. NA SEGUNDA ( 05/08/2013 )A NOITE JÁ VAI ESTAR NA CONTA. ISA 

 

Obrigada pelas considerações senhora Isa, e a sua preocupação  de nos manter sempre informados, sei que das vezes que conversamos  sobre pagamento em dia a nossa categoria, a senhora não mede esforços em cumprir tal direito.  

À Diretoria da AGM-SMC
Câmara de Maceió promove Audiência Publica

Câmara de Maceió promove Audiência Publica

agosto de 2013

AÇÕES DA SEMSC SERÁ OBJETO DE DEBATE EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CÂMARA MUNICIPAL DE MACEIÓ

A Câmara Municipal de Vereadores de Maceió estará promovendo na próxima segunda-feira (5), a partir das 9hs, uma audiência pública a qual terá como tema de debate, “Os novos caminhos para a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Cidadania” (SEMSC).
O evento deverá abordar também um assunto que vem causando polêmica meio aos Guardas Municipais e as entidades que representam a categoria, que é a pretensão da SEMSC de contratar vigilantes para cobrir alguns prédios públicos que hoje se encontram sem a presença de Guardas Municipais em decorrência do reduzido efetivo na corporação.

Já se passaram 13 anos que a prefeitura de Maceió vem ignorando o pedido da própria Guarda Municipal  para que sejam contratados novos GMs através de concurso público, e agora como houve aumento de órgãos públicos não há Guardas suficientes para dar conta do serviço.

A SEMSC por sua vez, diante talvez da necessidade, parece ter optado por pegar o prato feito ao invés de ter que cozinhar, ou seja, tem parecido ser mais prático contratar um vigilante já treinado, uniformizado e armado legalmente do que realizar concurso para a Guarda Municipal e só poder contar com o serviço desse servidor daqui há pelo menos seis meses, levando em conta os prazos para realizar o concurso, o processo de formação e os gastos com a legalização do porte de arma.

Por um lado se torna prático e operacional a contração, por outro o governo municipal demonstrará, caso venha a contratar, a mais absoluta falta de compromisso e zelo pela sua força de segurança, deixando de promover o desenvolvimento da Guarda Municipal que há muito vem agonizando por investimentos, respeito e valorização.

É bom destacar que ao contratar profissionais da iniciativa privada o poder público passa automaticamente a criar vínculos com essa empresa contratada gerando uma relação que tende a se estender até o final do governo, a partir daí cria-se uma situação que leva o gestor a empurrar com a barriga os problemas da sua própria força de segurança, o que não parece ser o caso do atual prefeito de Maceió que por diversas vezes já mostrou que pretende sim organizar e estruturar a Guarda Municipal.

Essa audiência pública é tão importante para a categoria que todos deveriam se fazer presentes mesmo que as instalações da câmara não suportassem. Trata-se de um momento talvez único que os GMs teriam para cobrar uma posição dos vereadores, de dizer ao prefeito de Maceió que a Guarda Municipal precisa é de investimentos e não de vigilantes terceirizados, de chamar a atenção da impressa para os problemas vivenciados, de mostrar para a população que a categoria só não é mais atuante por que não dispõe da estrutura necessária.
Fonte: GM NOTÍCIA-AL