Guarda Municipal resgata bicho-preguiça em São Miguel dos Campos

Guarda Municipal resgata bicho-preguiça em São Miguel dos Campos




Animal está sob cuidados de GM´s à espera de agentes do Ibama

Agentes da Guarda Municipal de São Miguel dos Campos foram acionados na manhã deste domingo (27), para resgatar um bicho-preguiça no Bairro Humberto Alves, parte baixa da cidade de São Miguel dos Campos.

Segundo informações do GM Robson, comandante de guarnição que resgatou o animal, os moradores da localidade informaram a guarda através de um telefonema, que haviam encontrado o bicho em uma árvore. “Os moradores ligaram para sede da GM informando da existência da preguiça próximo ao PSF do bairro”, esclarece o GM.

Ainda segundo Robson, o Ibama já foi acionado para recolher o animal. “Foi muito importante a atitude dos moradores, já informamos ao Ibama agora é só esperar que venham buscar o animal para colocá-lo em uma reserva”, conclui.

A extração clandestina de madeira na região da mata atlântica tem diminuído as condições de sobrevivência da espécie e aumentando a possibilidade de extinção do animal.



Redação do saomiguelweb.com
AGM-SMC junto com a população Miguelense entregam donativos para as vítimas das Chuvas

AGM-SMC junto com a população Miguelense entregam donativos para as vítimas das Chuvas



A Associação dos Guardas Municipais de São Miguel dos Campos junto com a população miguelense arrecadaram donativos no dia 23, para as vítimas das chuvas que atingirão a cidade de União dos Palmares.

Arrecadação foi feita somente em um dia, mas para a surpresa de todos os números de doações foi maior do que o esperado. “Era programado somente um carro pequeno para levar os donativos, mas tivemos que arrumar um meio-caminhão” esclarece Guarda Municipal Marcelo.

Com apoio da Prefeitura de São Miguel dos Campos que cedeu dois veículos para a entrega dos donativos, foram levados na manha do dia 24.

A Distribuição contou com uma parceria entre a Guarda Municipal de União com a de São Miguel dos Campos, foram levados 820 litros de água mineral que foram distribuídos em duas escolas que estão ocupadas com os desabrigados da chuva. As roupas foram separadas e entregue na sede da guarda e que teve a missão de repassar para defesa civil.

Associação esclarece que essa atitude de solidariedade partiu de um grupo de amigos que são guardas municipais, que sentidos pela a tragédia que acabou com parte de União dos Palmares resolveram ajudar os nossos irmãos.

Associação dos Guardas Municipais agradece toda a população miguelense pela a ajuda, comerciantes, motoristas dos carros, e todos que ajudaram nesse projeto.

Aproveitando a oportunidade, a AGM-SMC convida a todos para continuar doando donativos, a próxima missão é levar doação para a cidade de Branquinha. As doação podem ser deixadas na Central da Guarda que fica localizada no Helio Jatobá, As vitimas estão precisando mais de alimentos, remédios e Roupa.















Da redação da AGM-SMC

Foto por Jonas Silva

Ex-vereador por São Miguel dos Campos sofre acidente no centro da cidade

Ex-vereador por São Miguel dos Campos sofre acidente no centro da cidade


Um acidente ocorrido no início da tarde desta quarta-feira, 16, deixou ferido o ex-vereador e atual tesoureiro da Câmara de Vereadores de São Miguel dos Campos Antônio Domingos dos Santos.

A colisão, que envolveu um veículo Gol de placas MVI 7787/AL, conduzido por Antônio Domingos e uma Kombi de placas MVK 8357/AL, de propriedade de um supermercado, aconteceu na Rua Senador Máximo, centro da cidade.

Testemunhas contaram que o ex-vereador tentava efetuar um retorno quando foi colhido pela Kombi. “Eu acho que ele não viu a Kombi, ele encostou o carro pra fazer a manobra e foi justamente na hora da passagem da Kombi”, conta a testemunha que diz ter presenciado todo o fato. O veículo foi acertado em cheio e o tesoureiro ficou preso no interior do carro, “ele estava gritando muito e pedindo socorro, foi um pancada muito forte”, completa.

Homens da Guarda Municipal, que chegaram primeiro ao local, isolaram a área a esperada do Serviço de Atendimento de Urgência – SAMU. “Foi necessário isolar a área para que não ocorressem novos acidentes e também para que a vítima pudesse ser socorrida”, esclareceu o GM Brandão, comandante de guarnição.

Tonho Domingos, como é popularmente conhecido, foi encaminhado a Santa Casa de Misericórdia de São Miguel dos Campos onde foi submetido a exames e encontrasse em observação.

O serviço de atendimento da SC informou que o ex-vereador passa bem e deve ser liberado até o final da tarde.

Redação do saomiguelweb.com

Moradores são surpreendidos por jacarés após enchente do Rio São Miguel

Moradores são surpreendidos por jacarés após enchente do Rio São Miguel


Moradores disseram ter capturado cinco animais

Após a trágica enchente que os moradores de São Miguel dos Campos vivenciaram nesse último final de semana, em uma das áreas inundadas pelas águas do Rio São Miguel, uma das vítimas da enchente foi surpreendida por cinco jacarés dentro de sua residência.

O morador que não quis ter seu nome revelado contou ter encontrado os animais dentro de sua residência. “Quando a água começou a baixar os moradores aqui da rua começaram a voltar para suas casas e quando entrei na minha levei um grande susto! Tinham cinco jacarés; dois menores e três grandes, um deles com mais de 1,70m.”, relatou.

Encontrar jacaré no Rio São Miguel não é um fato raro, mas, segundo pescadores, o animal está sumindo das águas do Rio. “É muito difícil a gente ver jacaré por aqui, antes era bem freqüente a presença desses animais nas águas do rio, mas, com o tempo quase não se vê”, fala um pescador.

Temendo os animais, os moradores os abateram, “eles vão servir de tira-gosto durante vários dias”, brinca outro morador, que concluiu: “não tinha como deixar eles vivos, nem tinha como a gente levar eles de volta pro rio, o jeito foi abater”.


Redação do saomiguelweb.com

Populares encontram corpo boiando nas águas do Rio São Miguel

Populares encontram corpo boiando nas águas do Rio São Miguel



Polícia acredita que vítima tenha morrido afogado

Populares que observavam a enchente do Rio São Miguel na manhã deste domingo (6) em São Miguel dos Campos, encontraram um corpo boiando nas águas do rio. Até o momento não existe qualquer identificação da vítima. “Nós acreditamos que ele tenha morrido afogado, mas só a análise do Instituto de Criminalista (IC) poderá confirmar”, fala o cabo Gomes.

Até o início da tarde de hoje não existe nenhuma informação de pessoa desaparecida junto a Delegacia Regional de São Miguel dos Campos. “A Defesa Civil também não recebeu nenhuma informação de pessoas desaparecidas”, informou o diretor da Defesa Civil, Alex Menezes.

Uma guarnição do Pelotão de Operações Especiais - Pelopes, sob o comando da tenente Antonieta, está preservando o local. “Já acionamos o IC e o Instituto Médico Legal (IML) para a remoção do corpo.

O corpo não apresenta nenhum sinal de violência.

Populares que estiveram no local cogitaram a possibilidade da vítima ser um morador do Bairro Humberto Alves, conhecido Terreno.

Redação
Voluntário que ajudava vítimas das enchentes em São Miguel morre eletrocutado ao desligar geladeira

Voluntário que ajudava vítimas das enchentes em São Miguel morre eletrocutado ao desligar geladeira

Corpo da vítima foi retirado de canoa do local do incidente

Um homem identificado apenas por Armando, segundo as primeiras informações, residente no Bairro Humberto Alves, morreu na noite deste sábado (5), durante a enchente que atinge o município de São Miguel dos Campos.

Informações ainda não oficiais dão conta que a vítima ajudava moradores do Bairro Humberto Alves a retirar móveis e eletrodomésticos quando sofreu a descarga elétrica.

“Ele estava desligando uma geladeira quando sofreu o choque e morreu na hora”, conta uma pessoa que disse ter presenciado o incidente.

O corpo de Armando foi trazido de canoa até uma área seca no bairro, de onde foi levando por Guardas Municipais em uma viatura para a Santa Casa de Misericórdia de São Miguel dos Campos.

A família da vítima encontra-se na Santa Casa de S. Miguel aguardando a liberação do corpo.

Armando era filho de um funcionário da antiga Fábrica Vera Cruz identificado por Amerindo.


Redação do saomiguelweb.com
As chuvas de ontem, provocaram destruição em São Miguel dos Campos

As chuvas de ontem, provocaram destruição em São Miguel dos Campos

As chuvas de ontem à tarde e à noite provocaram mais destruição em alguns bairros e nas principais ruas do centro da cidade deixando inundadas pelas águas e causando muitos prejuízos.

Para alguns comerciantes, citando o exemplo de uma livraria, a parda chegou a 100%, pois todo seu estoque ficou danificado ou encharcado pelas águas, e as demais lojas e farmácias tiveram grandes prejuízos.

Um pouco distante do Centro, no povoado Coité, os trabalhos começaram ontem por volta das 23:00 horas quando foi solicitado a intervenção da Guarda Municipal para socorrer uma família, onde sua residência estava desmoronando. Os guardas levantaram a casa colocando entroncas para segurar a casa, e removeram outras famílias para um local seguro.

Hoje pela manhã o caos foi total em quase todos os bairros da cidade. No bairro José Torres Filho a água começou subir de repente, deixando os moradores desesperados. Este bairro já foi afetado em outras vezes pelas chuvas. O vice-prefeito Manoel Messias cedeu três caminhões particulares para as famílias tirarem seus móveis de suas casas e levarem para um local seguro, ou para a casas de familiares, longe das águas.

O bairro Hélio Jatobá já sofreu com as fortes chuvas pela sétima vez. Desta vez não foi diferente. As principais ruas ficaram alagadas, impossibilitando trafegar em alguns pontos.

No bairro Humberto, mais conhecido como "Terreno", a rua do Ferro Velho ficou bastante alagada. Tudo isso porque fica às margens do rio, e como água subiu, transbordou e inundou as ruas. O volume d'água foi tanto que equiparou a ponte com o rio, a praça de eventos onde fica localizado o gabião de contenção da água deixando também equiparado com o nível da água. desta vez todo isso se deu por conta do volume d'água que descia da cidade de Anadia.

da redação do teofest.com

Prefeitura decreta estado de calamidade pública, mais de 200 famílias desabrigadas

Prefeitura decreta estado de calamidade pública, mais de 200 famílias desabrigadas


Moradores atribuem enchente a ponte mal construída pela Usina Caeté

Já são centenas os moradores dos Loteamentos José Alves, José Torres Filho e Bairro Humberto Alves, localizados na parte baixa da cidade de São Miguel dos Campos que estão desabrigados pela enchentes das águas do Rio São Miguel. A enchente, que teve início na tarde deste sábado (5), já inundou todo o loteamento José Alves e grande parte do José Torres Filho. No Bairro Humberto Alves, conhecido Terreno, as casas que ficam próximas ao Rio foram totalmente inundadas e de várias casas só se vê o telhado.


Apesar das chuvas terem dado uma trégua durante a tarde deste sábado, as águas que se acumularam no percurso do Rio não conseguem escoar. “É a ponte que a Usina Caeté construiu, desde o ano passado que estamos passando por isso, pode ir lá pra ver se tem como a água passar, aquilo não é uma ponte é uma represa”, reclama um dos moradores do Loteamento José Torres Filho.

Nossa equipe esteve no local informado pelo morador e constatou a reclamação. A altura da ponte não permite que a água tenha vazão causando o retorno que provoca a enchente.

A Defesa Civil do município em conjunto com a Guarda Municipal estão neste momento fazendo a remoção dos moradores para o Ginásio de Esportes da Escola Cenecista. “As pessoas que tem família e local para colocar os móveis estão auxiliando no transporte, quem não tem, vamos colocar provisoriamente no ginásio”, esclarece o diretor da DC, Alex Menezes.

O vice prefeito Manoel Messias, o Marechal, informou à redação do site SãoMiguelWeb que estará sendo disponibilizado três caminhões para realizar o transporte dos móveis e das famílias. “As equipes da Guarda Municipal estarão auxiliando nestas mudanças e no transporte destas famílias”, completa o secretário Walmore Tenório. O empresário George Clemente também enviou caminhões de sua empresa para ajudar no transportes dos desabrigados.

Perigo


Durante a reportagem, nossa equipe foi procurada por moradores que verificaram a presença de insetos e ratos trazidos com as águas. “São milhares de baratas, ratos e até cobra já achamos aqui”, conta um morador.


Os moradores fazem um apelo a quem puder ajudar que se dirija aos loteamentos. “Nesse momento não existe partido político, o que existe é uma população pedindo ajuda. Precisamos de pessoas e veículos para fazer o transporte dessas famílias”, pede uma pessoa que está no local ajudando no transporte.

O nível das águas subiu ainda mais e no início da noite e já passa de 200 o número de famílias desabrigadas. Centenas de voluntários estão ajudando a transportar as famílias. "Meu carro não tem condições de levar móveis mas eu posso ajudar a carregar um caminhão", fala um dos voluntários.

A principal rua do centro da cidade, Rua Senador Máximo também foi afetada e em várias lojas a água já causa prejuízos.

A previsão da Defesa Civil é que as águas só parem de subir no início da madrugada.

A Prefeitura Municipal de São Miguel dos Campos deverá decretar até o final da noite deste sábado, estado de emergência no município. A Defesa Civil informa que todas as escolas do município estão abertas para receber moradores desabrigados.

O balanço geral dos trabalhos da Defesa Civil e da Guarda Municipal serão informados na manhã deste domingo(6).

O site SãoMiguelWeb continua acompanhado os trabalho nós locais afetados.

atualizado 21:59h.


Redaçã do saomiguelweb.com
Redação do saomiguelweb.com

Fortes chuvas destroem casas e causam prejuízos no comércio de São Miguel

Fortes chuvas destroem casas e causam prejuízos no comércio de São Miguel








Povoado Coité foi a área mais afetada no município

As fortes chuvas que caíram sobre o estado de Alagoas desde a manhã dessa sexta-feira (4), causaram transtornos e prejuízos em várias partes do estado e a cidade de São Miguel dos Campos foi uma das afetadas.

O Povoado Coité, zona rural da cidade de São Miguel dos Campos, foi uma das áreas mais afetadas no município. A força das chuvas, que também causaram o aumento das águas do Rio São Miguel, destruiu duas casas deixando as famílias desabrigadas, outras dezenas de casas correm o risco de desabar. “As duas famílias já estão sendo encaminhadas para uma área segura, estamos providenciando para que as demais também sejam remanejadas”, fala o secretário de Segurança Urbana Walmore Tenório, que acompanha desde a madrugada os trabalhos.

A reportagem do site SãoMiguelWeb acompanhou uma equipe da Guarda Municipal que visitou as casas ameaçadas. “Desde o ano de 2007 estamos ajudando essas famílias, alguns casos é difícil de serem resolvidos porque as famílias não querem sair das casas, mesmo sabendo que estão correndo perigo”, esclarece o comandante de guarnição Robson.

Devido os alagamentos só na manhã de hoje foi possível o acesso aos locais. Algumas áreas do Povoado estão totalmente ilhadas e só é possível o acesso através de canoas.


Durante a madrugada a Guarda Municipal acompanhou a Defesa Civil do município em outros casos. “Foram registrados dois desabamentos de barreira às margens da BR 101, um deles em uma área que já tínhamos notificado na conhecida curva da viúva”, relata o diretor da Defesa Civil Alex Menezes. O segundo desabamento, registrado na curva da morte, foi provocado pela queda de uma árvore, “estivemos no local acompanhando o trabalho da Polícia Rodoviária Federal e dando apoio, a PRF só estava com uma viatura e um agente, encaminhamos duas viaturas e homens para ajudar a controlar o trânsito”, completa o secretário Walmore.

Com o auxílio de uma retro-escavadeira, cedida pela Usina Caeté, o barro foi retirado e no início da manhã o trânsito voltou ao normal nos dois locais.

Neste momento a Defesa Civil e a Guarda Municipal estão efetuando vistorias nos locais que apresentam maior risco, “vamos realizar um trabalho rápido para que as famílias que estejam correndo perigo possam ser remanejadas para uma área segura”, concluiu o diretor da Defesa Civil.

Redação do saomiguelweb.com
Presos ateiam fogo na Delegacia Regional de São Miguel dos Campos

Presos ateiam fogo na Delegacia Regional de São Miguel dos Campos






Um dos detentos foi queimado e espancado

Uma rebelião iniciada no final da manhã desta quarta-feira (02), provocou tumulto e desespero dentro da Delegacia Regional de São Miguel dos Campos. Os 50 detentos iniciaram o motim ateando fogo em colchões, lençóis e travesseiros. “Fomos pegos de surpresa, quando notamos o fogo já tinha se proliferado”, fala um dos agentes da Polícia Civil.

A Delegacia Regional de São Miguel dos Campos, que tem capacidade para 24 presos, atualmente está com 50. “Nós queremos ir pro pátio, queremos receber visita, ninguém agüenta mais fica dentro da cela”, gritavam os detentos.

O incêndio, que durou mais de 30 minutos, deixou o local totalmente isolado, “não tinha condições de ninguém ficar no prédio, as paredes estavam aquecidas e o fogo se proliferou”, completa outro agente.

Familiares de detentos chegaram à delegacia em busca de informações, mas devido a grande confusão a polícia informou que só poderia dar esclarecimentos após a rebelião ser controlada.

O delegado regional, Dr. Josias Lima, acionou o Pelotão de Operações Especiais – Pelopes, que juntamente com a Guarda Municipal e agentes da Regional invadiram o prédio e controlaram o motim. “A situação é complicada, vamos acionar mais uma vez a justiça solicitando o remanejamento de alguns presos”, esclarece o delegado. Durante a invasão os detentos ameaçaram os agentes dizendo que seus direitos não estavam sendo respeitados. “Não tem condições de liberar visitas, só os detentos no pátio já é uma situação instável, imagina colocar mais 50 pessoas aqui dentro”, completa Dr. Josias.

Além de detentos de todo região de São Miguel dos Campos, a Regional tem dez presos da cidade de Arapiraca, “eram 15, cinco já foram levados ainda temos dez aqui, e esses de Arapiraca são os que mais agitam”, fala o chefe de serviço Cristiano Araújo.

Durante a rebelião um dos detentos foi espancado, “eles queimaram e espancaram um dos presos, e já avisaram que se pegarem ele vão matá-lo”, esclarece o chefe Cristiano. O preso agredido, identificado por Ronaldo José da Silva é acusado de aliciamento de menores e foi detido na última sexta-feira. Ronaldo foi encaminhado agora a pouco ao Instituto Médico Legal (IML), para realizar exames de corpo delito.

Durante o motim várias pessoas tentaram falar com o delegado geral da Polícia Civil em Alagoas, Dr. Marcilio Barenco, mas o mesmo não foi localizado.








Redação do saomiguelweb.com
Fotos e Video JC/saomiguelweb.com
I Torneio Miguelense de Futebol de Campo entre as Guardas Municipais

I Torneio Miguelense de Futebol de Campo entre as Guardas Municipais


A Associação dos Guardas Municipais, através do seu Presidente Marcos Roberto convida todos os guardas municipais do Estado de Alagoas para participrem do "I Torneio Miguelense de Futebol de Campo entre os Guardas Municipais do Estado de Alagoas", o torneio vai ser realizado no dia 13 de Junho de 2010, às 07:00h no Estádio Manoel Ferreira "O Ferreirão". As Inscrições são gratuitas e vão até o dia 11/06, as cidades deveram fazer equipes de até 16 jogadores. Para os Guardas Municipais de São Miguel, serão formadas três equipes, pedimos que entre em contato com o Presidente Marcos para definir em qual equipe que vão jogar.

Agradece a Direção em Nome do Presidente Marcos Roberto (82)9381-4984
São Miguel dos Campos Realizou o II Encontro dos Guardas Municipais do Estado de Alagoas

São Miguel dos Campos Realizou o II Encontro dos Guardas Municipais do Estado de Alagoas



Evento foi promovido pela Secretaria de Segurança Urbana de São Miguel dos Campos

O município de São Miguel dos Campos foi sede nesta quinta-feira (3), do II Encontro Estadual de Guardas Municipais. O evento, que foi promovido pela Secretaria de Segurança Urbana do município, trouxe a São Miguel, GM´s de várias partes do estado. “Nosso maior intuito é promover a integração entre as guardas municipais. Hoje São Miguel dos Campos está fazendo a sua parte”, discursou o secretário de Segurança de São Miguel, Walmore Tenório.



O evento foi prestigiado por autoridades, associações de bairros e políticas da cidade, contou com a presença do radialista e deputado estadual Álvaro Guimarães que em entrevista ao site SãoMiguelWeb falou da sua satisfação em participar do evento, “é singular a importância do evento, não só para o município de São Miguel dos Campos, como para Alagoas, a integração das guardas e a união da mesma com as polícias com certeza vai contribuir e muito para a segurança no estado”, falou o parlamentar.

Outra presença importante foi a do vice-prefeito do município, Manoel Messias, que se disse entusiasmado com o evento. “Quero parabenizar os guardas municipais de São Miguel pelo empenho e desenvoltura em seus serviços, não é fácil manter a estrutura que temos hoje, mas com certeza com o trabalho que vem sendo feito, os objetivos serão alcançados”, o vice prefeito concluiu seu discurso elogiando o trabalho que o secretário Tenório vem fazendo a frente da GM miguelense.

A 1ª Cia. de São Miguel dos Campos, comandada pelo Major Cerqueira, foi representada pelo tenente Jackson Pedro, que em pronunciamento falou da importância do trabalho da GM e de como esse trabalho tem contribuído e ajudado a Polícia Militar.



O palestrante oficial do encontro, Dr. Romildo Albuquerque, diretor de Políticas Sociais da Secretaria de Defesa Social, falou, entre outros assuntos, das diretrizes que estão sendo implementadas na área de segurança do estado, “a implementação e aplicação dessas políticas vão fazer a diferença na área de segurança, não adianta ter diretrizes no papel elas precisam ser efetivadas”. Albuquerque falou ainda do grande passo que foi dado com a criação da polícia comunitária, “nosso objetivo é levar esse projeto a todo o estado, a polícia comunitária hoje é uma realidade em Maceió, o Conjunto Selma Bandeira registrava cinco homicídios por mês, no último balanço esse número despencou para três homicídios em 6 meses”, concluiu.




O evento foi encerrado com uma homenagem feita pelo secretário Tenório a cinco guardas municipais, “estamos criando em São Miguel o Guarda Padrão, e hoje queremos homenagear os cinco primeiros guardas que se encaixam nesse perfil, com certeza teremos muitos outros para homenagear”. Os GM´s foram agraciados com uma placa pelos serviços prestados à comunidade.



Redação do saomiguelweb.com