CONFRATERNIZAÇÃO DO GUARDA MUNICIPAL DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS



Senhores guardas municipais de São Miguel dos Campos, estejam convidados a participar da nossa confraternização, a se realizar no clube Tibiriça no dia 30 (sexta-feira) de dezembro de 2011 apartir das 10:00hs, haverá sorteios de brindes , churrasco, som ao vivo e etc.


1º -Obs: Tanto o associado e não associados participarão desta festa, sendo vedado o privilégio do não asssociado de levar convidados, e a não participação dos sorteios dos brindes.



2º -Obs: O associado sorteado , mesmo não estando presente tem o direito garantido de receber o seu brinde.


Antes haverá um jogo da INTEGRAÇÃO ( O famoso rachão ) os interessados contactar com o senhor Klebertton o dir. de Esporte 8852-0772 9318-6954


Wellington ( Primo) 8861-6111 9995-8826 9134-1183 Presidente



Eugênio 8853-5313 9980-3719 Vice-presidente


Luiz Eduardo(Lula) 8872-1529 1º tesoureiro


Edinaldo Rufino (China) 8841-5194 2º tesoureiro


Leandro(Gato Felix) 9933-3470 Diego Braz 8828-4761 9620-8904 Secretarios


À Direção da AGM-SMC
Nosso compromisso é deixa-los informados.

Nosso compromisso é deixa-los informados.

Logo C?mara dos Deputados

Acompanhamento de Proposições
Brasília, quinta-feira, 15 de dezembro de 2011
Prezado(a) Wellington Jorge de Oliveira, presidente da AGM-SMC

Informamos que as proposições abaixo sofreram movimentações.

  • PEC-00534/2002 - Altera o art. 144 da Constituição Federal, para dispor sobre as competências da guarda municipal e criação da guarda nacional.
- 14/12/2011 Apresentação do Requerimento n. 4071/2011, pelo Deputado Oziel Oliveira (PDT-BA), que: "Requer a inclusão na Ordem do Dia a Proposta de Emenda à Constituição nº 534/2002, que "Que visa ampliar as competências das guardas municipais e debater a reestruturação das funções de classe"".

MAIS UMA VEZ A AGM-SMC BUSCANDO A MELHORIA DA CATEGORIA

MAIS UMA VEZ A AGM-SMC BUSCANDO A MELHORIA DA CATEGORIA

Senhores Gm's de São Miguel dos Campos



Como foi discutido vários tópicos em reunião realizada no dia 17 do corrente mês, entre a Associação dos Guardas Municipais de São Miguel e o Prefeito George Clemente, entre os assuntos na pauta, que vem beneficiar a nossa categoria, se falou no Pronasci ( Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania ), o prefeito demonstrou muito interesse em fazer a ADESÃO AO PRONASCI, entre os principais eixos do Pronasci destacam-se a valorização dos profissionais de segurança pública.

O Dr. francisco responsável pelo departamento jurídico da AGM-SMC, conhecedor dos trâmites que leva a adesão acima citada, entregou ao presidente da Associação, documentos que dar a direção certa para o Chefe do Poder Executivo resolver sem muita burocracia a tão esperada Adesão pela nossa Classe. No dia marcado, 21 de novembro de 2011 às 16:10 hs, o Gm Luiz Augusto Oliveira de Lima Mat. 6528 / 8896-6838 lotado na rodoviária, esteve presente na entrega de toda a documentação as mãos do senhor André Ribeiro (Chefe de Gabinete), que se prontificou em repassar tudo ao prefeito, pois o mesmo já aguarda esta documentação, que levarar na terça-feira de 22 do corrente mês a Brasília - DF ( SECRETARIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA).

Aguardaremos seu retorno para saber-mos das novidades.

Boa sorte ao Prefeito George Clemente, é o que deseja toda a categoria da guarda municipal de São Miguel dos Campos.

Á direção da AGM-SMC.
REUNIÃO DA AGM-SMC COM GEORGE CLEMENTE

REUNIÃO DA AGM-SMC COM GEORGE CLEMENTE

Reunião no dia 17 de novembro de 2011.

Senhores guardas municipais, sabemos que o senhor George Clemente esta pegando a prefeitura no meio do caminho, somos consciente de tudo isto.

Guardas convidados

Casa de passagem / Sr. Isaias Santana dos santos / Mat. 6209 / 9124-5270
Mercado / Sr. Jellington da Silva Oliveira / Mat 6370 / 9322-1465 Mercado / Sr. Rafael da Silva / Mat. 6468 / 8846-2524 9939-0169


JURIDICAMENTE: Para refletir senhores.




Esta sendo travado uma briga comum, tanto da Associação dos Guardas, Sindguarda e Sindicato dos Servidores S. Miguel, é uma briga comum na questão salárial, se conseguir-mos todos ganham, todos convergindo pra uma só direção, juridicamente tenho consciência que a AGM-SMC não tem como brigar na justiça, mais pelos interesses da categoria e do interesse dos nossos associados, existe um ponto em comum, que é a melhoria da categoria, por isso digo " UNIDOS SEMPRE POR UM OBJETIVO ",



Presidente Wellington



Foi iniciado nossa reunião com o chefe do poder executivo, dizendo-lhe do interesse da categoria em ter o 100% Risco de Vida implantado em nosso salário, pois os guardas de Maceió, Delmiro e Marechal Deodoro já recebem e não podemos ficar de fora, por conta do trabalho de competência e risco executado pelo Gm do município de São Miguel dos Campos.


Foi comunicado ao prefeito da pendência de pagamento do 1/3 de férias dos guardas municipais, pois foi pago apenas o salário do referente mês, o mesmo ficou supreso com a situação, pedindo para o presidente da AGM-SMC preparar um requerimento com os nomes de todos os guardas prejudicados. ( Gms procurem a central da guarda com contra-cheque do mês e cópia do gozo de férias )

O presidente da Associação dos Guardas Municipais, supreendeu mais uma vez o senhor prefeito, quando mencionou o valor do salário base do guarda, que é o mínimo, tendo atribuições alheia a sua função, prefeito não trabalhamos na saúde, mais estamos sempre conduzindo dependentes químicos, a casa Portugal Ramalho em Maceió.

Não somos polícia mais desempenhamos tal papel na sociedade miguelensse.

O senhor Francisco, responsável pelo departamento jurídico da AGM-SMC, com uma competência de poucos, explanou sobre o Pronasci ( Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania), seus benefícios para a comunidade e principalmente para o guarda municipal, são elas:


- Bolsa-Formação - O guarda municipal terá acesso a uma bolsa ( Salário).


- Formação Policial - A qualificação dos guardas municipais.


- Plano Nacional de Habitação para Profissionais de Segurança Pública.( Obs: O prefeito nos informou em primeira mão que já iniciou a construção de 500 unidades de casas populares para o servidor público.

Após suas explicações, o competente senhor Francisco da AGM-SMC, a pedido do prefeito e Dr. Helder, ficou com a responsabilidade de trazer os documentos necessários que envolvam a adesão ao Pronasci, passando na segunda-feira dia 21/11/2011 toda documentação as mãos do presidente Wellington, e por sua vez entregar ao prefeito, pois o mesmo levará a documentação a Brasilía (Ministério da Justiça), na terça-feira dia 22/11/2011 .



Palavras do Prefeito ( GEORGE CLEMENTE )


"Por qual motivo não exista até hoje este convênio, que só vem a benificiar o profissional de segurança e a população miguelesse" exclamou o prefeito.

Vocês falando do Pronasci, eu entendo como uma coisa importantíssima, só depende de vontade política.

Não adianta, não sou vendedor de ilusão, hoje estou preocupado com o pagamento do 13º.

Tenho que ver o impacto da folha, " TENHO TODO INTERESSE DE MELHORAR E VOU MELHORAR O SALARIO DE VOÇÊS ".



Á direção da AGM-SMC
AGM-SMC  BATE  NA  TECLA,  RISCO JÁ !

AGM-SMC BATE NA TECLA, RISCO JÁ !

GUARDA CIVIL MUNICIPAL PROFISSÃO DE RISCO


Reflexão sobre a profissão: Guarda Municipal.


Nós sempre ouvimos nossos superiores falar, " temos que mostrar serviço ", aí eu pergunto, que serviço e mostrar mais o que e pra quem?. Será que não exista uma outra frase já feita, cobranças e mais cobranças, esta ficando muito repetitivo, todos que aqui chegam não tem outra coisa a falar em nossas reuniões. Mostrar mais o que pelo amor de Deus.

( Gm Wellington )



Aquele que opta por seguir a carreira de Guarda Municipal deveria receber, antes de ser admitido na Corporação, uma cartilha esclarecendo a realidade da profissão, as obrigações, as responsabilidades e os pouquíssimos direitos que irá ter logo após constatar que seu nome está dentre os aprovados em concurso público para o espinhoso cargo.

Estes esclarecimentos poderiam ser fornecidos ao aluno no curso de formação, desta forma dando-lhe a oportunidade de desistir antes de cuncluir o curso.

O problema é estar consciente da dificuldade em cumprir o compromisso e agir desta forma o resto da vida. Será que algum jovem, quando resolve ser Guarda Municipal, tem noção de que está prestes a deixar de ser ele próprio para tornar-se o instrumento de proteção da sociedade?

Faz idéia de que a profissão de Guarda, é um sacerdócio no qual irá sacrificar sua vida pessoal, o acompanhamento do crescimento de seus filhos, as festas em família e terá muito mais dissabores e mágoas do que momentos felizes?

Será que alguém, em sã consciência, daria preferência a arriscar diariamente sua vida, a ficar noites acordado ouvindo e resolvendo problemas dos outros, molhado de chuva, com frio ou em um ambiente quente e malcheiroso, sair de madrugada para socorrer o cidadão, a mulher passando mal, o idoso gravemente enfermo, o rapaz acidentado de moto, o cidadão acidentado por uma descarga elétrica e muitas vêzes por arma de fogo, proteger o local de homicídio que chova ou faça sol?

E o pior, ganhando um salário muito aquém do merecido enquanto as pessoas que deveriam agradecer-lhe pelo desprendimento o condenam: "ganha muito, não faz nada, a não ser criticar.
O Guarda Municipal deve ter sempre em mente que o Guarda se obriga a agir dentre alguns parâmetros não exigidos para os demais seres comuns, a ser consciente de que cada ato seu reflete a imagem de toda a instituição. Precisa estar ciente que parte de seus 'irmãos de fardas' parecem, mas não são Guardas.

Estão na Guarda Municipal para se locupletarem, roubar, matar, prevaricar e protegerem-se atrás do distintivo, fazendo dos bons escudo, baluarte, dividindo com os honestos as críticas por seus atos corruptos. O Guarda Municipal de verdade deve perceber que não existe diferença entre o bandido comum e o bandido 'policial', e que ambos devem ser combatidos. Porém o bandido policial é mais difícil de vencer – ele é covarde, possui o respaldo de toda a instituição que erroneamente lhe dispensa 'o espírito de corpo', mesmo traindo os dogmas do ofício de policial.

Certo estava o marginal Lucio Flávio que, não obstante ser delinqüente sabia perfeitamente seu lugar quando declarou: "bandido é bandido, Polícia é Polícia". Como a água e o azeite, não se misturam. O distintivo, bonito ou não, de ferro ou de lata, pesa tanto quanto o coração do Guarda que o recebeu. É o símbolo da confiança que a sociedade depositou em um membro pertencente a ela própria. Como se fosse um casamento, de um lado o cidadão, de outro o Guarda – pra sempre, até a eternidade.

Um Guarda jamais abandona aqueles que se propôs a defender, quando o faz, é porque deixou de ser Guarda – podendo até continuar com o título, mas restou um capacho velho, digno do lixo. Ser Guarda Municipal não é estar nomeado, trazendo no bolso uma carteira, um emblema, uma algema. Ser Guarda não é ter definida uma função, exercer determinado cargo, estar na ativa. Ser Guarda é um estado de espírito, é um fogo imortal que aquece a alma e enternece o espírito.

É dar a vida pelo próximo sem se dar conta de que está indo para a morte, é chorar ao resgatar uma criança em perigo, é se controlar para não cometer crime quando prende um estuprador. Ser Guarda Municipal é largar tudo quando um colega pede ajuda, 'virar noite' e 'dobrar serviço' para prender um autor de crime, é suportar a frustração do caso não resolvido.

Ser Guarda é sofrer ao se ver obrigado prender um colega, mas também é não prevaricar quando foi este que optou "passar para o outro lado", quando deixou de ser Guarda e tornou-se bandido, quando desonrou o compromisso, quando traiu a própria classe. Assim, da próxima vez que tiver o impulso de falar mal dos Guardas Municipais em geral, ao ler uma notícia dando conta da existência de criminosos na corporação, considere: quantos bons, honestos e honrados estão trabalhando arduamente para que você, gratuitamente, os atinja como um todo, jogando-os na mesma vala negra daqueles poucos que não souberam ser Guardas de verdade?

Ainda há muito a ser realizado. Apesar de muitos problemas, há Esperança, Fé, Alegria, há o Amor, o Prazer em ser um GUARDA MUNICIPAL Honrado e Honesto...

Deus sabe de tudo que nos é necessário para evoluir, antes mesmo de nós!

“Obrigado, Deus, por nos amar o suficiente e permitir que aconteça somente aquilo com que nós consigamos lidar, quando acontece.

Obrigado por quem nos tornamos, apesar de tudo que nos acontece.”

SEJAM FELIZES MEUS IRMÃOS E IRMÃS DE SANGUE AZUL!!!

QUE DEUS OS ACOMPANHE SEMPRE...

FORÇA e HONRA, Nunca desanimem e se sintam orgulhosos

de poderem fazer parte desta maravilhosa Instituição

Guardas Civis Municipais.

Pois: “O que fazemos em vida, ecoa na Eternidade”..
PARA   REFLETIR  GUARDA   MUNICIPAL

PARA REFLETIR GUARDA MUNICIPAL

Senhor(a) guarda municipal venho através desta pedir desculpa em nome da Associação dos Guardas Municipais de São Miguel dos Campos, por não ter conseguido o primeiro contato com o prefeito George Clemente,marcada para o dia 26 de outubro de 2011 ás 09:00 horas, a falha foi toda nossa ou não, pois o motivo foi a interdição da ponte do Pontal ( Divaldo Suruagy ), que nos reteve + ou - 1/2 hora, deixando preso no trânsito toda nossa diretoria, incluindo nosso advogado, o senhor Francisco, e toda a documentação que seria entregue ao gestor maior deste município.
Tive uma conversa com o senhor George Clemente, um dia antes, a porta da prefeitura no dia 25/10 á noite, dizendo-lhe que os guardas municipais estão confiantes nesta atual administração, e a mais de três anos não recebemos um aumento. _ Com a chegada dos nossos diretores, junto com o advogado Francisco, nos encaminhamos ao gabinete do prefeito, eu e o advogado da AGM-SMC, adentramos na sala do Secretário Extraordinário o senhor André Ribeiro, conversamos por um bom tempo, colocando para o mesmo as nossas reivindicações. ( 100% de Rico de Vida, Data Base, Reajuste Salarial, Plano de Cargo e Carreira e Salário, Pronasci, Curso Formação e Quartel Geral de Apôio ao Guarda Municipal ).

Obrigado pela atenção,

Wellington Jorge de Oliveira
Presidente da AGM-SMC
REUNIÃO   MARCADA   ENTRE   AGM-SMC   E   O   PREFEITO   DE   SÃO   MIGUEL   DOS CAMPOS

REUNIÃO MARCADA ENTRE AGM-SMC E O PREFEITO DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS

Senhores guardas municipais de São Miguel dos Campos, sentindo a necessidade de apresentar nossos serviços e nossas reivindicações ao representante maior do município, ficou marcada para o dia 26 de outubro de 2011 (quarta-feira), às 09:00 hs a 1ª (primeira) reunião da AGM-SMC com o atual prefeito, e entre os tópicos que serão discutidos estão:

- Risco de vida 100%
- Plano de cargo e carreira e salário
- Pronasci
- Curso formação
- Reajuste salarial
- Data base
- Quartel de apôio para o guarda municipal


Á diretoria da AGM-SMC

Formatura da primeira turma da Guarda de Chapecó



A GMC é a terceira guarda municipal do Estado que portará armas de fogo.


A GMC inicia seus trabalhos com boa estrutura.





No último dia 25 de agosto, a Prefeitura Municipal de Chapecó apresentou a Guarda Municipal para a população chapecoense. Composta por 38 agentes, a guarda municipal irá auxiliar na segurança da cidade e apoiar o trabalho da Polícia Militar. A apresentação aconteceu no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês e contou com a participação de autoridades políticas e familiares dos guardas. Já na sexta-feira, a população chapecoense pode acompanhar o trabalho dos Guardas Municipais.
O curso de formação teve a duração de 5 meses, capacitando os guardas para atuarem nas ruas de Chapecó. A GMC contará com motocicletas, automóveis e vans para auxiliar no desempenho de suas atividades cotidianas.

--
Postado por Blogger no Blog do Guarda Municipal de Tubarão SC


Nós que fazemos parte da AGM-SMC, temos a obrigação de manter nossa categoria informada, buscando materias que envolva a família da AZUL MARINHO.
PARABÉNS    GUARDA    MUNICIPAL

PARABÉNS GUARDA MUNICIPAL

Parabéns aos guardas municipais de todo Brasil, em especial aos profissionais de segurança de São Miguel dos Campos.

É com muito orgulho que pertenço ao quadro dos Guardas Municipais de São Miguel dos Campos, hoje dia 10 de outubro de 2011 se comemora o nosso dia, " DIA DO GUARDA " e a Lei que foi criada é a de nº 12.066/2009.

À diretoria da AGM-SMC





ACREDITAMOS EM NOVOS TEMPOS


A Associação dos Guardas Municipais de São Miguel dos Campos, parabeniza ao Senhor Prefeito George Clemente por sua luta e vitória pela prefeitura de São Miguel, desejamos também que neste pequeno espaço de tempo, consiga junto com seu secretariado olhar com carinho para esta categoria que, não mede esforços em colocar o nome deste município no topo dos meios de comunicação. A exemplo do que falo a festa Junina, o " São João " de São Miguel, foi considerado o mais seguro de Alagoas. Senhor prefeito, saiba que trabalhamos em parceria com policiais militares, que não resta dúvida da sua importância, mais saiba senhor prefeito quem estava a frente recebendo educadamente, revistando e monitorando pessoas fomos nós.

Presidente da AGM-SMC
COMPROVANTE DA IMPLANTAÇÃO DO RISCO DE VIDA

COMPROVANTE DA IMPLANTAÇÃO DO RISCO DE VIDA

Senhores Guardas Municipais de São Miguel dos Campos, venho atraves desta informar que, nos que fazemos a AGM-SMC, tivemos hoje 03/10/2011 pela manhã, no Dep. JURÍDICO da Prefeitura de São Miguel, conversamos com a senhora Magali a respeito da possibilidade de conseguir-mos o documento autorizando pela prefeita Rosiane Santos, a implantação de 30% (trinta por cento) de RISCO DE VIDA nos contra-cheques dos Gm's no mês de outubro de 2011.
Retornaremos a manhã dia 04/10/2011 a pedido de D. Magali, pois a mesma nos prometeu a xerox da tal sonhada documentação, após de posse desta xerox, passaremos nos postos de todos os Gm's para comemorar-mos juntos esta valorização por parte da senhora Prefeita Rosiane Santos e o esforço do senhor secretario Tenório em busca de melhores dias aos guardas Municipais de São Miguel dos Campos.


Wellington Jorge de Oliveira
PRESIDENTE DA AGM-SMC
8861-6111 9995-8826 9134-1183
UNIDOS    SEMPRE    POR    UM    OBJETIVO

UNIDOS SEMPRE POR UM OBJETIVO

30% ( TRINTA POR CENTO ) DE RISCO DE VIDA


No dia 26 de setembro de 2011 na residência do Sec. Municipal de Seg. Urbana, o senhor Tenório, houve uma reunião com o presidente da AGM-SMC o senhor Wellington ( o primo ), para tratar do seguinte assunto: Pagamento de adicional de Risco de vida e providências.


Ficando o senhor Tenório de levar a nossa reenvidicação para a reunião do dia 27 de novembro de 2011 com a chefe do poder executivo, após ser comunicada, a prefeita deu sua palavra de que será dado aos Guardas Municipais de São Miguel dos Campos, para outubro de 2011, 30% ( trinta por cento ) de RISCO DE VIDA e para novembro de 2011, 20% ( vinte por cento ) de REMANEJAMENTO SALÁRIAL, assim confirmou o secretario Walmore Tenório perante os guardas do GOE e alguns do posto, na secretaria de segurança municipal.


Á Diretoria da AGM-SMC

DESCONTO  NAS  VANS

DESCONTO NAS VANS

Caros Gm's, alguns parceiros de farda estão reclamando, que alguns motoristas das VANS não estão dando o desconto de R$ 1,00 ( um real ) por passagem.
A AGM-SMC através de seus diretores, participou de uma reunião realizada na sede da ASSOCIAÇÃO DOS TRANSPORTE ALTERNATIVOS do municipio de São Miguel dos Campos, no dia 05 de maio de 2011, ficando acordado com os motoristas associados lá presentes, e a presidência da mesma representada pelo Sr. Petrônio ( Sede 3271-1795 ), que o desconto da passagem do guarda municipal seria de R$ 1,00 (um real).

Á Diretoria da AGM-SMC.
UNIDOS SEMPRE POR UM OBJETIVO

UNIDOS SEMPRE POR UM OBJETIVO

TÓPICOS:




1º- No dia 25/06/2011 ( sábado ), o presidente da AGM-SMC, entregou cópia de um ESTATUTO, a Secretaria Municipal de Segurança Pública, nas mãos do secretario, o senhor Walmore Jatobá Tenório e do senhor diretor Jivanildo Brandão, o que estiver ao nosso alcance, iremos em busca reenvindicando através do diálogo.

2º- A diretoria da Associação, estar procurando aos pouco melhorar as condições de trabalho no posto do nossos parceiros Gms, começamos pelo ( Posto da Garagem ), lá foi instalado no dia 14/07/2011 (quinta-feira) um bebedouro elétrico, logo após procuraremos , o responsável pela administração da mesma, para da possibilisade de ampliar-mos o quarto lotado pelo guarda, pois sabemos da falta de condições do profissional de segurança execer a sua função com qualidade.

3º- Foi feita no dia 22/07/2011 ( sexta-feira), a nossa 1º ( primeira ) de muitas prestações de conta da AGM-SMC, " estamos a frente da associação como administradores, que temos de dar satisfação aos guardas associados dos nossos atos. "

4º- Como prometido em campanha, conseguimos criar no dia 26/07/2011 ( terça-feira ), o Departamento Jurídico da AGM-SMC, estando a frente o inspetor da guarda de Maceió e advogado Francisco.
Eleições da AGM/SMC

Eleições da AGM/SMC




Iniciou no dia 14, no terminal rodoviário de São Miguel dos Campos, as eleições para a nova direção da AGM/SMC, estão concorrendo duas chapas. A Chapa I, formada de 07 integrantes da atual direção, foca sua campanha, nas conquistas realizadas nos dois anos de associação, como por exemplo: horário flexível com adicional noturno para todos os guardas, assistência jurídica, habeas corpus preventivo, incentivo ao esporte, curso de formação, entre outras conquistas.

A Chapa II defende 11 propostas, entre elas destaca-se: Aquisição de um carro para AGM, sistema de gerenciamento financeiro, criação do Estatuto da Guarda Municipal.

As Eleições ocorrem até a próxima quarta-feira (18), no horário, 08:00hs até 17:00hs, com apuração dos votos, após o fechamento da urna, na quarta-feira (18). “São 05 dias de votação, por causa da atual escala, queremos que todos os associados votem”, esclarece Mauricio, candidato a Presidente da Chapa I.

AGM/SMC lembra que somente associado tem direito ao voto, e quem não for associado, poderá votar, desde que se associe na hora da votação.



a direção da AGM/SMC

AGM/SMC REALIZOU UMA REUNIÃO GERAL COM A CATEGORIA, COM PRESENÇA DO SECRETÁRIO WALMORE, DIRETORES E CORREGEDOR DA GM

AGM/SMC REALIZOU UMA REUNIÃO GERAL COM A CATEGORIA, COM PRESENÇA DO SECRETÁRIO WALMORE, DIRETORES E CORREGEDOR DA GM



A AGM/SMC realizou na manhã de ontem (29), no auditório da Prefeitura Municipal, uma reunião geral entre o Secretário de Segurança Urbana do Município, Walmore Tenório e a categoria da Guarda Municipal Miguelense, além das presenças dos Diretores da instituição: GM Roberto e GM Brandão e do Corregedor Flávio.

O secretário iniciou a reunião falando sobre a importância do encontro. Um momento que reuni a categoria em pró de melhorias para a mesma. Após as palavras iniciais do secretário, a AGM/SMC REALIZOU DIVERSAS Perguntas ao secretário, com temas abordados: Aumento Salarial, Equipamento de Trabalho Individual e Coletivo, gratificação para as Festividades juninas, curso de formação, curso de armamento e tiro, PRONASCI e atual situação da Guarda Municipal.

O secretário respondeu a todas as perguntas da AGM/SMC, e abriu o espaço para novas perguntas aos Guardas Municipais presente na reunião.

Após responder a diversas perguntas, feitas por AGM/SMC e guardas municipais, Walmore agradeceu a presença de Todos, e a abriu espaço para uma empresa odontológica, convidada pela AGM/SMC e o GM Marcos do GOE. A empresa Oral São Helena apresentou suas propostas, e convidou a categoria a adesão ao Plano.

A Reunião foi concluída com a apresentação e debate das Chapas para o pleito Eleitoral da AGM/SMC. A Chapa I, que é formada por maioria da atual direção da AGM/SMC, lembrou de conquistas conseguidas durante esses dois anos de AGM/SMC, do apoio Jurídico aos GMs que precisaram, e a união da classe, que foi fundamental para essas conquistas. A chapa I, lembro que tudo que prometeu foi cumprido, a Chapa I finalizou seu espaço, apresentando novas propostas. A Chapa II enfatizou seu espaço em fazer perguntas para a CHAPA I sobre o que poderia ter sido feito e que não teria sido realizado pela atual gestão durante esse dois anos de mandato, e termino seu espaço de tempo, apresentando suas propostas.

A AGM/SMC ofereceu aos seus associados, um ônibus gratuito para os Guardas Municipais que moram na região da Grande Maceió, para que os mesmo deslocassem para a reunião. Além disso, foi oferecido o mega-café da manhã.





Guarda Civil Municipal prende jovem armado no mercado público de São Miguel dos Campos, Alagoas

Guarda Civil Municipal prende jovem armado no mercado público de São Miguel dos Campos, Alagoas


Uma guarnição da Guarda Civil Municipal de São Miguel dos Campos prendeu, na manhã desta segunda-feira (25), o jovem Tony Carlos Brasil dos Santos, 22 anos, acusado de porte ilegal de arma.

A prisão de Tony se deu após uma equipe em ronda constatar que o jovem usava uma calça de uso exclusivo da GM miguelense.

Segundo informações do comandante da guarnição, Tony, ao constatar a presença da GM, tentou sacar um revólver. “Nós o imobilizamos e conseguimos tomar a arma”, contou o guarda.

Com o acusado a GM apreendeu um revólver calibre 32 municiado. “algumas balas encontradas na arma são de pistola 380, arma de uso exclusivo da polícia”, esclareceu o guarda.

Tony foi conduzido a Delegacia Regional de São Miguel dos Campos, onde foi lavrado o flagrante.

Usuário é executado a tiros no HJ, assassino fugiu de bicicleta

Usuário é executado a tiros no HJ, assassino fugiu de bicicleta









Após ser perseguido, o dependente químico José Roberto da Silva, 25, foi executado com vários disparos de arma de fogo na quadra A1 do Loteamento Helio Jatobá 1, parte alta da cidade de São Miguel dos Campos.

‘Branco’, como era conhecido, foi morto por um homem que se aproximou dele de bicicleta e efetuou os disparos. “O cara atirou e voltou pra ver se ele estava morto, ainda deu mais dois tiros”, contou uma testemunha.

Informações da esposa da vítima são de que Roberto era usuário de drogas.

Testemunhas contaram ainda que momentos antes do crime um homem em uma moto teria indicado, com um gesto, a pessoa de José Roberto ao atirador, que o perseguiu e efetuou os disparos.

Branco foi alvejado na cabeça, perna e costas e morreu no local.

Ainda segundo comentários de populares, a vítima teria um débito com um traficante, que prometeu receber o valor de qualquer maneira.

Guarnições da Polícia Militar e da Guarda Municipal de São Miguel dos Campos estiveram no local. A GM miguelense preserva a cena do crime, que será periciada pelo Instituto de Criminalística (IC).

O IML já foi acionado por agentes da Delegacia de Teotônio Vilela, plantonista na Regional São Miguel, que estiveram realizando os primeiros levantamentos do homicídio.

A vítima deixa um filho pequeno e a esposa grávida.

fotos e redação do alagoasweb.com
Projeto Social entre parceria da Guarda Municipal junto com Secretária de Esporte e Lazer e Secretária de Infância e Juventude vencem no futebol

Projeto Social entre parceria da Guarda Municipal junto com Secretária de Esporte e Lazer e Secretária de Infância e Juventude vencem no futebol




A equipe de futebol juvenil do Projeto Sol do Amanhã – projeto organizado pelas secretárias de Infância e Juventude, Segurança Urbana e secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal de São Miguel dos Campos -, participam, desde o último dia 2 de abril do 17º Campeonato Juvenil de Futebol do Sesi/AL, maior campeonato do estado da categoria.

Espelhados no empenho e afinco da equipe infantil, que disputou a Copa Futgol durante o mês de janeiro na Barra de São Miguel, os garotos da equipe juvenil já são destaque na competição, “alguns garotos já foram sondados por outras equipes de maior destaque no campeonato, podendo até disputar campeonatos fora do estado”, comentou Robson José, coordenador técnico da PSA e que também é inspetor da Guarda Municipal Miguelense..

Sol do Amanhã disputa com outras 70 equipes, muitas delas de renome, “são equipes que já conquistaram campeonatos fora do Estado de Alagoas, enfim, equipes fortes, mas nossos garotos estão empenhados e com certeza, assim como aconteceu na Copa Futgol teremos excelentes apresentações”, completa Robson.

A equipe já disputou duas partidas, perdendo a primeira pelo placar de 2 a 1 para o time Novo Horizonte da cidade de Satuba e venceu, na tarde de hoje, sábado (16), o segundo jogo pelo placar de 2 x 0 contra o time do Flabeto, de Cajueiro, equipe considerada forte na competição, já que sempre tem chegado à reta final.

“São Miguel está bem representado na competição, temos uma equipe com potencial e disposição para chegar a uma final, parabéns para nossos garotos nosso coordenador técnico pelo trabalho”, fala Miguel Arcanjo, secretário de esportes do município.

O PSA joga no próximo dia 1ª de maio contra a equipe do União Transportes – Maceió.
Guarda Municipal de União dos Palmares, Alagoas,  é assassinado com vários golpes de faca

Guarda Municipal de União dos Palmares, Alagoas, é assassinado com vários golpes de faca







Na madrugada deste sábado (02), o guarda municipal da cidade de União dos Palmares, identificado como Jozivaldo dos Santos, de 42 anos, foi assassinado, depois de discutir com um vizinho. A vítima foi morta a golpes de facão na porta da casa da avó.

De acordo com o 2º Batalhão da Polícia Militar, o crime foi praticado na Rua da Linha II, no bairro Jacinto, zona rural de União dos Palmares. A morte teria ocorrido porque o guarda municipal se envolveu em uma briga com o morador da casa vizinha onde reside a sua avó. O motivo teria sido som alto. Josivaldo reclamara do barulho.

De acordo com a esposa da vítima, que não teve o seu nome revelado, Josivaldo e José Adriano Cardoso da Silva – o vizinho, até chegaram a beber juntos quatro latas de aguardente e, durante a farra, o guarda municipal teria pedido que o colega baixasse o volume do som. Foi aí que a briga começou. Adriano teria entrado em casa e pego uma faca. Quando voltou à rua, já foi agredindo a vítima e matando-a com vários golpes na cabeça, no pescoço e no tórax.

O assassinato será investigado pela Delegacia Regional de União dos Palmares

O corpo do servidor municipal foi recolhido pelo Instituto de Criminalística e encaminhado para Maceió para necropsia e posterior sepultamento.

http://cadaminuto.com.br/noticia/2011/04/03/apos-discussao-guarda-municipal-e-assassinado-com-varios-golpes-de-faca

fotos: www.tribunauniao.com.br

CONVOCATÓRIA PARA FORMAÇÃO DOS TIMES PARA O III JOGOS INTEGRADOS DE SEGURANÇA PÚBLICA

CONVOCATÓRIA PARA FORMAÇÃO DOS TIMES PARA O III JOGOS INTEGRADOS DE SEGURANÇA PÚBLICA

Convocamos todos os associados, interessados em Participar do III Jogos Integrados de Segurança Pública do Estado de Alagoas, nas modalidades: Futsal e Futebol Society, a comparecer no dia 09 de Abril de 2011, no ginásio municipal, às 11:00hs ate 13:00hs.

Objetivo: Definir os times que irão representar a Guarda Municipal nos Jogos,

Lembrete: Apenas compareça, quem realmente queira compor o time.

Observação: Quem comparecer nesse dia, terão um folga a combinar com a direção. Exceto quem tiver de plantão.

Informamos também, que os associados interessados em participar das modalidades individuais, procurar a direção esportiva da AGM-SMC, GM Silvânia e GM Wanderson, o mais rápido possível.

Desde já, a Direção Sócio-Esportiva da AGM-SMC agradece a Compreensão de todos.
Olho por olho: Adolescente acusado de matar por causa de 1 real é executado a tiros

Olho por olho: Adolescente acusado de matar por causa de 1 real é executado a tiros







A lei do olho por olho e dente por dente prevaleceu no início da noite desta terça-feira, 29, em São Miguel dos Campos. O menor Lucas Ferreira dos Santos, 15 anos, apontado como autor da morte da adolescente Maria Priscila da Silva, 16, crime ocorrido na manhã de ontem, segunda-feira (28), foi executado no início da noite de hoje.

'Lukinha', como era conhecido, foi morto com pelo menos cinco disparos de arma de fogo, crime ocorrido na mesma localidade, Loteamento Hélio Jatobá 2, parte alta da cidade.

No local ninguém soube informar por quem o menor foi morto, nem se os assassinos estariam a pé ou em algum veículo.

Um irmão da vítima, que chegou ao local poucos minutos após o crime, disse que ele estava em casa há apenas cinco minutos atrás, “eu disse a ele que não saísse de casa, avisei tanto, mas ele não deu ouvidos”, falou em prantos.

O menor foi atingido por disparos na cabeça, costas e pernas e morreu na hora.

Uma guarnição do Pelotão de Operações Especiais – Pelopes e agentes da Guarda Civil Municipal de São Miguel dos Campos isolaram a área e acionaram a Polícia Civil.

À Delegacia Regional de São Miguel dos Campos já acionou o Instituto de Criminalística (IC) e IML que deve recolher o cadáver até o final da noite.




da redação do Alagoasweb.com
Esclarecimento do Transporte Complementar

Esclarecimento do Transporte Complementar

A AGM-SMC informa que já entrou em contato com Associação Transporte Complementar, sobre o fim do desconto na passagem intermunicipal, informamos que estamos negociado um novo acordo. Pedimos aos nossos associados, que não discuta com os motoristas, e que nos próximos dias vai ser encontrado uma solução para esse problema. Lembramos que existe o cartão da Real Alagoas de descontos que se encontra na empresa, o mesmo concede 20% de desconto nas viagem intermunicipais, pedimos que procure a empresa para retirada do cartão, para evitar que não perca mais um beneficio, pois grande parte dos cartões encontrasse parada na mesma empresa.

CHAPAS APRESENTADAS

CHAPAS APRESENTADAS


Após os fechamento do período de inscrição para o pleito eleitoral da AGM-SMC, foram apresentado duas chapas, abaixo segue os nomes dos candidatos:

CHAPA I

Presidente: Mauricio Leonardo

Vice-Presidente: Rafael da Silva

Secretário: José Roberto da Gama (Dudu)

2º Secretário: Wanderson da Silva

Tesoureiro: Jonas da Silva

2º Tesoureiro: Carlos Serafim

Diretora Sócio Esportivo: Silvania Ferreira

Vice-Diretor Esportivo: Carlos Chu

1º Conselheiro Fiscal: Ronildo Temudo

2º Conselheiro Fiscal: Josefa

______________________________________________________

CHAPA II

Presidente: Wellington Jorge de Oliveira

Vice-Presidente: José Eugênio da Silva Filho

Secretário: Diego Anderson

2º Secretário: José Leandro da Silva

Tesoureiro: Luis Eduardo

2º Tesoureiro: Edinaldo Rufino

Diretor Sócio Esportivo: Klebertton Oliveira de Souza

Vice-Diretor Esportivo: Geraldo Limeira

1º Conselheiro Fiscal: George Militão

2º Conselheiro Fiscal: Marcela Santos


A AGM-SMC, Informa que no dia 05 de abril será apresentada as proposta de ambas as CHAPAS.


REUNIÃO GERAL PARA TODOS OS GUARDAS MUNICIPAIS

REUNIÃO GERAL PARA TODOS OS GUARDAS MUNICIPAIS

A AGM-SMC conseguiu agendar uma reunião geral com o Secretário de Segurança Walmore Jatobá. Na Reunião, será tratado assuntos referente a Curso de Formação, Aumento Salarial, Melhores condições para as Festas Juninas e atual situação da Guarda Municipal.


DIA 28 DE ABRIL DE 2011
Horário; 08:00hs
Local: a Definir nos próximos dias.





O que a Guarda pode fazer, segundo decisões da Justiça / Alguns Prefeitos desconhecem

O que a Guarda pode fazer, segundo decisões da Justiça / Alguns Prefeitos desconhecem

A prisão em flagrante (seja de um simples vendedor de DVD pirata até um traficante de drogas ou assaltante) é ponto pacífico: o TSJ (Tribunal Superior de Justiça) é unânime ao decidir que, sim, a Guarda Municipal pode atuar nas ações de prisão em flagrante e inclusive apreender o material do ato criminoso.
Como, na área de Justiça, o STJ é a maior autoridade do país, a discussão acabou.
Quanto às multas, a discussão final se estabelecerá em outro tribunal superior, o STF (Supremo Tribunal Federal).
Até que isto aconteça, valem as decisões dos tribunais inferiores. No caso do Estado do Rio de Janeiro, o Órgão Especial do Tribunal de Justiça consolidou, desde 2007, o entendimento de que a Guarda Municipal pode não só fiscalizar o trânsito com multar os infratores.
Este entendimento é partilhado pela maioria dos tribunais de Justiça do país, incluindo o de São Paulo e o de Minas Gerais.
Veja, abaixo, os detalhes que esclarecem as dúvidas sobre as principais polêmicas.
1 - A Guarda Municipal pode fiscalizar o trânsito da cidade e inclusive multar infratores?
- O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, concluiu, a partir de 2007, que a Guarda Municipal pode não só fiscalizar o trânsito mas também multar os infratores. A mais recente decisão foi em 25 de janeiro, há menos de dois meses. Diz ela:
"O colendo Órgão Especial deste egrégio Tribunal de Justiça entendeu que tal atribuição está implícita na prestação do serviço público que a Guarda Municipal está autorizada a exercer, na forma da lei, consoante os artigos 144 e 173 da Constituição Federal.
Cabível, portanto, o exercício da atividade de trânsito pela Guarda do Município, conforme o entendimento desta Corte estadual, explicitado nos processos 2003.007.00109 e 2003.007.00146, e das faculdades nela inseridas, que dizem respeito à fiscalização e à aplicação de penalidades pelo descumprimento das ordens emanadas do poder de polícia.
Com efeito, o Município é dotado de competência para gerir os serviços públicos dentro de sua circunscrição territorial, inclusive com poder de polícia para ordenar o trânsito local e, conseqüentemente, aplicar as multas aos administrados infratores" (AC 2009.001.35431)
Até 2007, parte do tribunal entendia que guardas municipais não podiam multar, mas, naquele ano, o Órgão Especial do tribunal sacramentou o entendimento favorável aos guardas municipais, definindo a questão.
Já o STF (Supremo Tribunal Federal) ainda não se manifestou sobre o assunto, devendo fazê-lo em breve.

2 - A GCM pode prender em flagrante alguém que esteja cometendo um crime?
- Pode. Desde 1998, em repetidas decisões, e sempre por unanimidade, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) pacificou a jurisprudência no sentido de que guardas municipais podem efetuar prisões em flagrante. Como, aliás, pode agir "qualquer um do povo".
A Guarda Municipal pode, inclusive, apreender os objetos do crime e depois encaminhá-la à autoridade policial para o devido registro, conforme decidiu o STJ no ano passado:
"A Guarda Municipal uma polícia administrativa, com funções previstas no art. 144, § 8o. da Constituição da República, sendo o delito de natureza permanente, pode ela efetuar a prisão em flagrante e a apreensão de objetos do crime que se encontrem na posse do agente infrator, nos termos do art. 301 do CPP" (HC 109592 / SP).
Tais crimes incluem até mesmo o tráfico de drogas, conforme destaca o STJ em decisão de 2007:
"Não há como falar em ilegalidade da prisão em flagrante e, conseqüentemente, em prova ilícita, porque efetuada por guardas municipais, que estavam de ronda e foram informados da ocorrência da prática de tráfico de drogas na ocasião" (RHC 20714).

3 - Um guarda municipal é um agente de autoridade?
-É. Este é o entendimento do STJ desde 1998. Vejam o que diz a decisão do tribunal:
"1. A guarda municipal, a teor do disposto no § 8°, do art. 144, da Constituição Federal, tem como tarefa precípua a proteção do patrimônio do município, limitação que não exclui nem retira de seus integrantes a condição de agentes da autoridade, legitimados, dentro do princípio de auto defesa da sociedade, a fazer cessar eventual prática criminosa, prendendo quem se encontra em flagrante delito, como de resto facultado a qualquer do povo pela norma do art. 301 do Código de Processo Penal.
2. Nestas circunstâncias, se a lei autoriza a prisão em flagrante, evidentemente que faculta - também - a apreensão de coisas, objeto do crime.
3. Apenas o auto de prisão em flagrante e o termo de apreensão serão lavrados pela autoridade policial." (RHC 9142 / SP).
4 - GCM e a Busca pessoal
A busca pessoal encontra amparo no art. 244 do Código de Processo Penal, sendo legal desde que exista "fundada suspeita de que a pessoa esteja na posse de arma proibida ou de objetos ou papéis que constituam corpo de delito, ou quando a medida for determinada no curso de busca domiciliar".
Encontraremos no capítulo XI do CPP, o art. 240 e 244 que especificamente explanam em que situações a busca pessoal deverá ser utilizada.
Art. 240 §2º - Proceder-se-á à busca pessoal quando houver fundada suspeita de que alguém oculte consigo arma proibida ou objetos ou objetos mencionados nas letras b a f e letra h do parágrafo anterior.
As letras citadas são as seguintes:

b) apreender coisas achadas ou obtidas por meio criminoso;
c) apreender instrumentos de falsificação e objetos falsificados ou contrafeitos;
d) apreender armas e munições, instrumentos utilizados na prática de crime ou destinados a fim delituoso;
e) descobrir objetos necessários à prova de infrações ou à defesa do réu;
f) apreender cartas, abertas ou não, destinadas ao acusado ou em seu poder, quando haja suspeita de que o conhecimento de seu conteúdo possa ser à elucidação do fato;
h) colher qualquer elemento de convicção;

Tratando mais especificamente da busca, encontraremos no CPP:
Art. 244 - A busca pessoal independerá de mandado, no caso de prisão ou quando houver fundada suspeita de que a pessoa esteja na posse de arma proibida ou de objetos ou papéis que constituam corpo de delito, ou a medida for determinada no curso da busca domiciliar

Art 249 – A busca em mulher será feita por outra mulher, se não importar retardamento ou prejuízo da diligência.

5 - A GCM E O PODER DE POLÍCIA MUNICIPAL
Importa inicialmente compreender o que é o poder de polícia Ensina o prof. Hely Lopes Meirelles que;
“o poder de polícia é a faculdade discricionária que reconhece à Administração Pública de restringir e condicionar o uso e gozo dos bens e direitos individuais, especialmente os de propriedade, em benefício do bem-estar geral”.
Segundo Caio Tácito , o poder de polícia
“é o conjunto de atribuições concedidas à Administração para disciplinar e restringir, em favor do interesse público adequado, direitos e liberdades individuais.”
Complementa Odete Medauar afirmando que
“a noção de poder de polícia permite expressar a realidade de um poder da Administração de limitar, de modo direto, com base legal, liberdades fundamentais, em prol do bem comum.”
Em síntese, o cerne do poder de polícia está direcionado a impedir, através de ordens, atos e proibições, comportamentos individuais que possam ocasionar prejuízos à coletividade.

Este exercício poderá manifestar-se sobre diversos campos de atuação, variando desde os clássicos aspectos de segurança dos bens das pessoas, saúde e paz pública, restrição ao direito de construir, localização e funcionamento de atividades, o combate do abuso do poder econômico, e até mesmo a preservação da qualidade do meio ambiente natural e cultural .
Sendo assim, extrai-se do exposto, que no sistema federativo brasileiro o município possui um interesse não apenas primário, mas também subsidiário que o autoriza ao exercício do poder de polícia, nos limites de seu território, de operar no controle e na defesa de áreas pertencentes aos demais entes públicos.